O Implante Capilar, também conhecido como Transplante Capilar, é uma técnica cirúrgica que tem como objetivo a retirada de folículos capilares naturais de um local doador específico no corpo do paciente e o implante em área calva ou rarefeita.
O resultado do procedimento é que os fios transplantados passam a gerar novos folículos capilares saudáveis, fazendo retornar o processo de crescimento do cabelo.
O Transplante Capilar é recomendado para àqueles que:
A técnica utilizada na Star Estética é a FUE (do inglês Follicular Unit Excision), que significa Excisão da Unidade Folicular. Bem menos invasiva, ela oferece uma recuperação muito mais rápida e não deixa cicatriz linear no couro cabeludo do paciente.
Após a aplicação de uma anestesia local, o médico retira as raízes dos fios, uma a uma. Assim, não é necessáriorealizar um corte transversal na cabeça do paciente, o que torna a cirurgia menos agressiva e a recuperação mais tranquila.
Depois, as unidades capilares são implantadas nas áreas calvas. As lesões são microscópicas, o que nos leva a mais uma das vantagens do método FUE: a rapidez da cicatrização. Devido ao tamanho das incisões, elas cicatrizam rápido.
Após 4 meses os cabelos começam a crescer. Mas o resultado definitivo do Transplante Capilar pode ser visto de 12 a 18 meses após a cirurgia.
A primeira etapa é uma consulta inicial na qual o paciente falará com o médico sobre sua saúde. Este é o momento de informar a respeito de intolerâncias e alergias, caso as tenha. Ele também deve informar quais são os medicamentos que já toma, pois alguns deles podem interferir no processo e o médico precisa desse conhecimento.
Aí, então, é necessário que o paciente realize diversos exames para avaliação de suas condições de saúde. Apenas depois desta avaliação é que o procedimento pode ser programado.
Deve-se evitar fumar duas semanas antes e duas semanas depois do transplante capilar. A nicotina prejudica a circulação e a oxigenação do sangue e pode comprometer a cicatrização.
Também deve-se evitar a ingestão de bebida alcoólica dias antes da cirurgia, pois o álcool dificulta a regeneração dos tecidos, podendo atrapalhar o processo de cicatrização.
Para a cirurgia são necessárias 8 horas de jejum.
As orientações do médico devem ser seguidas à risca pelo paciente que se submeterá ao procedimento em questão.
Acima de tudo, confie no médico que você escolheu. Ele fez um planejamento personalizado para que o seu procedimento seja um sucesso em todos os sentidos!
Mesmo se tratando de uma técnica menos invasiva, após o transplante capilar,existem alguns cuidados importantes que o paciente deve tomar. O primeiro deles é que não é recomendado que ele dirija imediatamente após receber alta.
Durante pelo menos 7 dias pós-procedimento, aconselhamos que o paciente durma com a cabeceira elevada. A força da gravidade melhora a drenagem venosa, contribuindo para a redução do inchaço.
Deve-se evitar dormir de bruços. É melhor que o paciente durma de lado ou de costas. Não tem problema em apoiar no travesseiro a incisão da área doadora.
Recomendamos que o paciente durma com almofada cervical durante uma semana a 14 dias para evitar o contato da área receptora com o travesseiro.
A prática de atividade física intensa é proibida por três semanas após o transplante capilar. Atividades moderadas podem ser retomadas após uma semana.
É importante também que o paciente evite exposição solar por um mês após o procedimento, pois a região em que os novos fios foram implantados permanece avermelhada por um período e o sol pode piorar ou prolongar o tempo de permanência dessa vermelhidão.
O paciente possivelmente sentirá coceira na região do implante capilar. Ela ocorre durante a fase de cicatrização e não deve causar preocupação, porque é transitória.
Nos primeiros dias, é comum o paciente se sentir inseguro para lavar os cabelos. Por isso, três dias após a realização do transplante capilar, ele deve retornar à Clínica para a primeira lavagem. Nossa equipe fará isso e ainda treinará o paciente para que ele comece a lavar os cabelos em casa, sem correr o risco de comprometer o transplante.
Não é permitido o uso de chapéus, bonés, toucas ou capacetes por um mês após o procedimento.
Aqueles que trabalham em escritórios, em dois dias já podem voltar ao trabalho. Já aqueles que fazem qualquer tipo de esforço físico em suas funções, recomendamos aguardar de três a cinco dias para retornar.